terça-feira, dezembro 06, 2005

Debate, Manuel Alegre - Cavaco Silva

Deu-se, ontem, início a uma série de debates televisivos com o intuito de clarificar as dúvidas, ainda existentes no eleitorado português, com vista às presidenciais de 22 de Janeiro de 2006.

Manuel Alegre e Cavaco Silva proporcionaram um debate onde passeou a moderação, e onde facilmente se encontram "intimidades" opinativas nos temas : Ota, forças armadas, desemprego e qualificação dos portugueses.

Um dos primeiros reparos a como o debate foi "sentido" pelos portugueses, parte de Manuel Alegre, elogiando a forma de como o debate foi conduzido, e também o comportamento entre os intervenientes, sempre bastante cordial.

Também Cavaco Silva elogiou a forma como o debate aconteceu, bem ao seu jeito nesta campanha, low profile.

Tem razão Manuel Alegre quanto à cordialidade, outra coisa não seria de esperar, relativamente às divergências a nível político, esclarecem em muito pouco aquilo que se pretende ver esclarecido, excepção feita ao apoio partidário, tema que provocou alguma, pouca, tensão. O modo como a SIC preparou esta série de debates, tem como novidade os candidatos não se poderem interromper mutuamente, podendo apenas ter direito a uma "réplica" quando sintam necessidade de o fazer.

Este facto, remete para o famoso debate na SIC Notícias, no âmbito das últimas eleições autárquicas, onde Manuel Carrilho e Carmona Rodrigues nos deram um lamentável espectáculo político. A SIC querendo fugir a esta possibilidade, lança então este novo modelo, onde se promove a troca de ideias e o respeito mútuo entre os candidatos, situação normal e justificada.

Quanto ao esclarecimento do eleitorado, penso que o modelo a seguir deve ser o de "nem tanto ao mar nem tanto à terra", sob pena de quem viu este primeiro debate, depressa se desinteressar dos restantes, excepção feita, talvez, ao de Mário Soares e Cavaco Silva.

Vamos aguardar pelos próximos, e esperar que continuem cordiais, é certo, mas um pouco mais esclarecedores quanto às posições que distinguem os candidatos.


De ressalvar que o debate foi o terceiro programa com maior número de audiência, atrás das novelas transmitidas pela estação de Queluz.