quinta-feira, março 02, 2006

Hermitage: Mais cultura em Lisboa


Foi hoje assinado em São Petersburgo o protocolo que vai possibilitar a Portugal, nomeadamente em Lisboa, receber o terceiro pólo europeu do museu russo Hermitage, o segundo maior do mundo.

Portugal junta-se assim a países como Amesterdão e Londres, na Europa, e Las Vegas nos Estados Unidos a serem beneficiados com a presença deste "gigante da cultura" em seu solo.

O prazo previsto até à construção deste pólo é o de 2010, sendo que estão previstas, já a partir do próximo ano, mostras em outros espaços culturais na cidade. Refira-se ainda que o modelo de pólo a criar ainda não está defínido, ou seja, não se sabe se se vão construir infra-estruras de raiz ou se este vai funcionar "acoplado" a outro espaço já existente.

São assim boas notícias, mais ainda num período conturbado no ministério de Isabel Pires de Lima, que tem sido muito criticada nas decisões que tem tomado à frente daquele organismo, com foco mais incidente na mudança provocada por esta no Teatro Nacional D. Maria II.

Congratulamo-nos com estes convénios que não só trazem obras de qualidade à capital, como também podem servir de pólo dinamizador do turismo e de um nicho de turistas ávidos de descobrir estes espaços, veja-se o caso de outras cidades europeias que tem adoptado esta formula com sucesso entre si.