quarta-feira, fevereiro 22, 2006

MNE e os seus conselheiros e adidos


O Ministério dos Negócios Estrangeiros foi "forçado a divulgar" uma lista de conselheiros e adidos, já nomeados para as diferentes localizações no estrangeiro.

Na base desta divulgação encontra-se a manchete de ontem do jornal "24Horas" e, também os nomes divulgados pelo blogue, notasverbais, do jornalista Carlos Albino, sobre a nomeação de conselheiros e adidos.

Ora aqui temos mais um exemplo de um crescente e indirecçionável paradigma na informação, os blogues ganham cada vez mais influência, já não só em relação as agendas nos media mas, também, em relação às tomadas de posições por parte de, espante-se, ministérios.

Neste momento é certo o seguinte: à falta de possibilidade de publicação de informação nos media tradicionais, os blogues começam a surgir como referências, muitas vezes credíveis e, parece-me, já não só tidas como fonte como é o caso acima descrito. Estamos assim a viver numa época de transição em que, cada vez mais, é dada importância a este novo modo, se não de jornalismo, de um novo meio credível de informação. Em relação ao novo modo de jornalismo o debate continua em aberto e, penso, que nunca vai ter uma resolução pacífica devido à sua complexidade.