segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Movimentações nos Media


O mercado dos media anda, também, movimentado, onde é possível verificar dois tipos de intervenção possíveis. O primeiro, a nível nacional, com o possível aparecimento de mais um semanário pela mão de José António Saraiva, o segundo, a nível internacional, mais concretamente em Espanha, trata-se de um desportivo gratuito e aqui a responsabilidade cabe ao grupo Cofina.

Em relação ao semanário liderado por José António Saraiva é já sabido que tem como parceiro estratégico o banco Millenium-BCP, que não só é o principal accionista do semanário, como também disponibilizou um grupo de colaboradores e um espaço localizado num dos seus edifícios.

Já em relação ao grupo Cofina a ao desportivo gratuito de nome Penalti, reside aqui a grande novidade destas movimentações. Numa altura em que muito se tem falado em relação ao aparecimento de um desportivo nestes moldes em solo Luso, eis que o grupo Cofina avança com a possibilidade de lançar um título no sempre apetecível mercado espanhol. A notícia é verificável, hoje, no site do El Confidencial.

É agradável assistir a estas movimentações, sobretudo a nível nacional, numa altura em que os números de tiragem de títulos andam muito por baixo da média europeia. Por este motivo é de louvar o, possível, aparecimento de um novo semanário que, devido a saída de José António Saraiva do Expresso e ao abraçar por este o novo projecto, vai com certeza apontar "armas" à liderança indiscutível do Expresso no panorama nacional.

Em relação à Cofina, parece-me ser um projecto arrojado ao qual tiro o chapéu, pois se os nossos vizinhos já "pululam" no nosso panorama informativo, porque não podemos nós implantarmo-nos em terras espanholas? Venham mais iniciativas destas, que a credibilidade e o leitor agradecem.