quarta-feira, maio 03, 2006

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa


Celebra-se hoje o dia mundial da liberdade de imprensa, facto congratulado não só pela comunidade jornalística como, também, pela opinião pública em geral.

A juntar a este facto está outro, não menos importante, que é o 30.º aniversário da Constituição da República, facto esse que consagra o direito de informar e ser informado, a liberdade de imprensa e um outro conjunto de direitos que ressalvam a profissão jornalismo.

Deixo aqui o link para o site da International Federation of Jornalists onde é possível verificar um interessante comunicado alusivo à data.

A nível de iniciativas tive a oportunidade de assistir, na Escola Superior de Comunicação Social, a duas conferências muito interessantes sobre o desígnio " A liberdade de imprensa e os seus limites na sociedade contemporânea".

Existiram duas sessões divididas pelo período da manhã e tarde. Na sessão matutina o tema central foi "Defesa Nacional e opinião pública" onde o painel era constituído pelo seguintes participantes: Luís Amaro (Ministro da Defesa), Maria José Ruella (jornalista), Abel Cabral Couto (antigo militar), Telmo Gonçalves ( Professor), Carlos Gaspar ( Professor), Isabel Simões (Professora) e Vera Martinho ( Aluna). NA asessão vespertina participaram Arons de Carvalho (deputado), Estrela Serrano ( Membro da ERC), Rui Simões ( Professor), Eduardo Dâmaso (jornalista) e Marco Silva (aluno), todo reflectiram sobre o tema " O direito à informação e a esfera privado dos cidadãos".

Como breve síntese refiro que ambas as sessões estiveram ao nível esperado, deixando sem dúvida várias questões que se inserem na cada vez maior complexidade social contemporânea, quer dos media, quer da opinião pública em geral.

Um dia muito bem passado onde se aprendeu muito, não só com as pertinentes abordagens aos temas em debate como, também, a paralelismos efectuados com a vivência pessoal de alguns dos intervenientes, facto esse que ajudou a abrilhantar a " discussão" e a descontrair a vasta audiência.

Uma palavra de apreço para o professor Mário Mesquita e toda a equipa que esteve por trás da organização deste evento.