O caso Outreau
O caso Outreau conheceu mais seis absolvições, o que a juntar aos sete absolvidos, a 2 de Junho, indica o número de 13 pessoas absolvidas num total de 17 acusados, por abuso sexual de 18 crianças entre 1995 e 2000.
Olhando para o caso sobram dois casais, que acabam por inocentar todo o restante colectivo de arrolados no processo. De seguida, várias crianças assumem não ter contado a verdade, juntando a este cenário o facto de alguns dos peritos terem sido descredibilizados, começamos a olhar de soslaio para todo este panorama, e pensamos que existe uma realidade coeva, que nos é de alguma forma próxima e, não tarda a revelar-se.
O cenário traçado abalou os alicerces da justiça francesa, e ira decerto abrir vários precedentes não só a nível governamental como na própria sociedade civil. Neste encalço ficam para trás marcas irreparáveis nos intervenientes directos – um suicídio – e indirectos – famílias -. Os sete primeiros absolvidos foram recebidos por Jacques Chirac.
Esta enorme trama parece ter requintes de malvadez, deixando qualquer crente na justiça de "pé atrás" para com este desfecho e, idealizando uma ideia obscura de todo o funcionamento do sistema judicial.
Olhando para o que pode acontecer no futuro, e alimentando esta narrativa de desfecho previsível para uns e nem tanto para outros, resta-nos o exercício da analepse para a podermos relacionar com a "nossa" realidade e suas futuras consequências, o que está quase, quase a acontecer.